Iniciativa importante para divulgar: petição online para que CAPES e CNPq ofereçam outras opções que não o Windows:
Aviso: é cópia descarada do
DBtH
Exposição de motivos da petição, criada pelo André Lemos
Caros,
Como todos sabem, o governo vem adotando, muito timidamente, os softwares livres/abertos (GNU/Linux) ou outros sistemas operacionais como o MAC OS, por exemplo. O melhor exemplo é a receita federal que nos obriga o uso de computadores rodando Windows para declararmos o imposto de renda online. O mesmo pode ser visto em diversos sites governamentais onde o material para download esta em word, excell, power point, etc. Comunicados oficiais sao enviados em attach em documentos .doc (word). Como cidadao nao sou obrigado a ter esses softwares em minha máquina.
A premissa é que o governo nao deve dizer que sistema operacional o usuário deve ter em seu computador e sim oferecer uma gama de opções aos cidadãos, prinicipalmente em atividades obrigatórias. Este é o caso das agências de fomento do MEC. As agencias, principalmente o CNPq e a CAPES, vêm adotando a plataforma Windows como obrigatoria para as diversas açoes (formularios, documentos .doc, softwares de grupos de pesquisa, de avaliação de pós-graduação e o curriculum na plataforma Lattes). Segundo fontes do CNPq, essa preocupacao é inexistente ja que nao ha queixas.
Assim sendo criei dois "abaixo-assinado", inspirado no abaixo-assinado contra a obrigatoriedade do sistema windows para declarar imposto de renda (http://www.PetitionOnline.com/ir2002/petition.html), um para o CNPq e outro para a CAPES, pedindo o fim dessa exclusividade e a ampliação de opções de sistemas operacionais.
Modelo da carta:
Nós, abaixo-assinados, vimos por meio deste manifestar nossa insatisfação com a obrigatoriedade imposta pelo .... (CAPES/CNPq) a todos os usuários de computador de utilizar o sistema operacional Windows para utilizar os diversos softwares e o preencher os formulários necessários para as demandas específicas.
Ainda que o Windows seja, sem dúvida alguma, utilizado pela maioria dos usuários brasileiros, ele não é o único. Há milhares de usuários do MacOS e também do GNU/Linux. Não cabe ao Estado determinar que sistema nós devemos utilizar. Cabe, porém, oferecer opções diferenciadas, respeitando a diversidade e o gosto dos usuários.
Por isso, assinamos abaixo e solicitamos que sejam oferecidas versões também para outros sistemas operacionais, já neste ano de 2002.
Links para as petições:
CNPq
CAPES